::: História do Transporte Urbano em Salvador :::

Criado pelo comerciante Antonio de Lacerda, idealizador da Companhia de Transportes Urbanos, primeira operadora de trenas de Salvador,
o Elevador Hidráulico da Conceição, conhecido também como Elevador do Parafuso, permitiu a ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, passando a ser o principal meio de transporte entre as duas partes da cidade.
Suas obras foram iniciadas em 1869, com a utilização de material importado da Inglaterra. Os elevadores foram montados, funcionando por um sistema hidráulico e foram inaugurados, festivamente, em dezembro de 1873.
Elevador Lacerda: Clique para ver ampliação
Elevador Lacerda

Em 1896, passou a ser chamado de Elevador Lacerda. Os elevadores paralisaram seu serviço em julho de 1906 para as obras de eletrificação, com a inauguração do novo sistema em janeiro de 1907. Em 1930, as duas cabines originais com capacidade para 23 passageiros, foram substituídas por quatro novas cabines que comportavam 27 passageiros cada.

Elevador Lacerda: Clique para ver ampliação
Elevador Lacerda
No início da década de 80, o Elevador Lacerda sofreu uma revisão em toda a estrutura de concreto e, em 1997 foram revisados todos os equipamentos elétricos e eletro-eletônicos.

O Elevador Lacerda tem 191 pés de altura (72 metros) e duas torres : uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até o nível da Cidade Baixa. Dotado de quatro cabines, o Elevador mais famoso da Bahia transporta 900 mil passageiros por mês.

Fontes:
Historia do Transporte Urbano no Brasil - Stiel, Waldemar
STP / Arquivos

Fechar esta janela